Dados da Junta

Espadanedo está situada na margem sul do rio Douro, é uma das 17 freguesias (atualmente 14 freguesias devido à junção das freguesias de Bustelo, Ramires, Alhões e Gralheira) do concelho de Cinfães, Distrito de Viseu.

Tem como padroeiro São Cristóvão, sendo também os seus habitantes devotos de nossa senhora de Lourdes.

A história aponta Espadanedo como uma vila ou couto instituído por Dona Teresa, em 1122, pertencendo ao concelho de Sanfins, extinto em 24 de outubro de 1855. Era abadia da apresentação do padroado real, no antigo concelho de Sanfins ou segundo a estatística paroquial de 1862, do padroado real e convento de Alpendorada, só até 1700. A freguesia de Espadanedo passou a integrar o Concelho de Cinfães desde 1855.

O que se sabe ao certo é que Espadanedo fez parte do antigo Couto do Mosteiro de Tarouquela, sendo ainda hoje visíveis alguns desses marcos que limitavam a área desse Couto. Em Espadanedo, junto à berma da estrada nacional n.º222, no sítio dos Trigais, podemos encontrar um desses marcos de granito com cerca de 80 cm de altura e outros no meio dos montes.

Do património da freguesia, destacavam-se a Igreja Paroquial, a capela de Nossa Senhora de Lourdes e as casas de Recoutas e Vila Celina.